11 91485-1246

NO AR

Som da Tarde

Com Fernando Oliveira

BLOG MÍDIA

3º Festival Literário de Atibaia contará com celebridades literárias

CULTURA E LAZER ? ATIBAIA E REGIÃO

Publicada em 05/04/2024 às 19:07h - 153 visualizações

por Aline Beckmann


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O 3º Festival Literário, promovido pela Prefeitura da Estância de Atibaia, acontecerá nos dias 27 e 28 de abril (sábado e domingo) na Praça Claudino Alves no Centro da cidade, ou seja, na “Praça da Matriz”.

O evento tem como fim o incentivo à produção literária local e às ações do setor editorial.  As atrações ampliadas e renovadas a cada edição, buscam motivar e incentivar o público local e regional ao universo literário, fomentando o gosto pela leitura e pelo lazer através dos livros, seja de forma física ou digital. A programação completa ainda será divulgada em data oportuna, nas Redes Sociais e no site da Prefeitura.

Mas, algumas informações já estão disponibilizadas nas Redes Virtuais, afirma-se que neste ano no Festival Literário, acontecerão apresentações musicais, intervenções cênicas, contação e narração de histórias, realização de oficinas e workshops e leituras para todos os gostos e idades.

O Festival contará com a presença de cinco “celebridades” já confirmadas do mercado artístico e literário, conforme anunciado pela Prefeitura e já esperadas pelo público em geral.

           

A escritora Thalita Rebouças que conquistou o coração e o gosto do público “teen”, tendo como sua marca a expressão “Fala Sério”, autora de várias obras inspiradas neste título que contém jovialidade e informalidade, características da linguagem entre adolescentes. Na obra “Fala Sério, Thalita!”, ela se abre ao público de maneira espontânea e bastante coloquial, revelando-se como protagonista de sua história e “encantadora de adolescentes”. Passou por fases entre o Direito e o Jornalismo, e diz que se encontrou realmente, na arte literária infanto juvenil, na qual obteve o sucesso absoluto, com muitas obras literárias publicadas, inclusive com traduções em outros países e até como inspiração às adaptações para alguns filmes.

Thalita consegue o diálogo às dúvidas e questionamentos dessa faixa etária, realiza em suas obras uma conversa transformadora através da ficção e da escrita. Mas, a autora não para por aí... Tem obras publicadas também para o público infantil e para o público “mais maduro”, é incansável e com muita criatividade provoca diálogos, reflexões e autoconhecimento, em produções como “Por que só as princesas se dão bem?” e “Bia não quer dormir” e na recente publicação “Felicidade Inegociável e outras rimas”, em forma de poema e prosa para as mulheres adultas, ressaltando e valorizando a maturidade feminina.

O cartunista Carlos Ruas, foi vencedor do troféu HQ Mix na categoria web tira em 2012, atingiu em 2020, mais de 2 milhões de seguidores nas Redes Sociais e o maior financiamento coletivo para a publicação de um livro em quadrinhos. O autor conquistou o público leitor com suas tirinhas divertidas e bastante reflexivas sobre como lidar com as diferenças, mantendo o respeito e a afetividade nos relacionamentos atualmente.

Sua carreira alavancou a partir das publicações das tirinhas “Um sábado qualquer...”. Seguiu com o sucesso do livro em formato de histórias em quadrinhos “Cães e Gatos”; e ainda, com pesquisas realizadas sobre visões criacionistas em diferentes lugares do mundo, continua entre os queridinhos do gênero literário.

Entre as celebridades literárias, também estarão Raphael Montes, conhecido atualmente por suas obras de sucesso absoluto, estando entre os mais vendidos do gênero suspense policial, como “Jantar secreto”; “O vilarejo”; “Dias Perfeitos”; “Uma mulher no escuro” e o último thriller psicológico publicado em 2024 - “Uma família feliz”. O autor também se destaca como criador da série “Bom dia, Verônica” exibida pela Netflix e da novela “Beleza Fatal” pela HBO.

A programação segue com o privilégio da presença da atriz e poeta, Luiza Romão que recebeu o Prêmio Jabuti em 2022, como melhor livro de poesia do ano, com a obra “Também guardamos pedras aqui”.

Realmente, a programação literária do 3º Festival Literário estará incrível com diversidade de gêneros literários, clássicos e contemporâneos, que agradam tanto aos mais jovens quanto aos mais “maduros”, a programação ainda não terminou, portanto, muitas novidades poderão surgir até a divulgação da programação final. É imprescindível reservar o último final de semana de abril para prestigiar o evento na cidade de Atibaia.

 E ainda, o público do Festival poderá conhecer pessoalmente o ator Jackson Antunes, que fez sucesso e deixou sua marca memorável no Cinema e na TV brasileira, interpretou personagens incríveis em novelas históricas como “Irmãos Coragem”; “O Rei do Gado”; “Anjo Mau”; “Terra Nostra”; “Esperança” e “A Favorita” e em filmes como “O Palhaço” (2011); “Travessias” (2015); “Coração de Cowboy” (2018); “Carcereiros” (2019); entre outras muitas participações cinematográficas.

Em ano de Bienal do livro em São Paulo, valeria dizer que este 3º Festival Literário seria um “esquenta” motivacional para os leitores da região?

E aí, você não pode perder esta oportunidade literária! Anote na agenda estas datas – 27 e 28 de abril!

________________________________________________________

Fontes:

REBOUÇAS, Thalita. Fala Sério, Thalita: a trajetória de sucesso de uma das maiores personalidades do universo teen, com curiosidades e revelações inéditas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2020.

https://descubraatibaia.tur.br/evento/3o-festival-literario-de-atibaia-confirma-a-participacao-de-jackson-antunes/

https://www.atibaia.sp.gov.br/

https://www.instagram.com/prefatibaia/




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

3 comentários


Tereza

18/04/2024 - 23:38:53

Grande evento para Atibaia e região!


Aline

08/04/2024 - 00:25:48

Carlos Eduardo, realmente por meio de diversas leituras aprendemos, refletimos e reformulamos opiniões, afinal somos seres em constante aprendizagem. Grata por seu comentário.


Carlos Eduardo Domingues

06/04/2024 - 15:06:46

Que notícia boa, literatura é fundamental para as novas gerações desenvolverem o senso crítico num momento em que tanta informação vem sendo disseminada com tanta facilidade e pouco filtro. Parabéns pela iniciativa.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete

Nenhum registro encontrado








PARTICIPE PELO WHATSAPP

11 91485-1246

Copyright (c) 2024 - Radio Midia - Seu novo jeito de ouvir rádio!
Converse conosco pelo Whatsapp!